Um estranho em casa

Sofia Aparício é Laura. Uma série da RTP1 ,2001
Fernando trabalhou anos a fim no Instituto Português do Vinho, onde subiu na carreira por mérito próprio. Foi no Instituto, aliás, que conheceu a primeira mulher, Amália, que morreu no parto da filha de ambos, Rosário.
A série inicia-se com a festa dos 65 anos de Fernando, que tem a reforma à porta. Fernando cria grandes expectativas face ao novo ciclo na sua vida mas tudo o que possa pensar não terá a mínima semelhança com a realidade. Enquanto foi o “homem da casa”, saindo de manhã cedo e regressando ao anoitecer, foi mantido à distância dos problemas familiares pela asa protectora da segunda mulher, Rita, uma mulher 17 anos mais nova e com um espírito independente e despreconceituado. Aliás, o oposto da doce Amália que o deixara solitário, carente e... com uma filha para criar.
Rita dedica-se de alma e coração a Fernando, dando-lhe mais três filhos - Miguel, Patrícia e Mafalda, e mantendo com a enteada, Rosário, um misto de relação maternal e cumplicidade feminina. Fernando torna-se a verdadeira alma da casa mas o instinto maternal de Rita leva-a a esconder do marido tudo o que o possa aborrecer. O que parecia, nos primeiros tempos, um multiplicar das alegrias da casa, torna-se, pouco a pouco, um desconcerto, a ponto de Rita pretender uma qualquer ocupação fora de casa.
Um outro acontecimento reanimará os dias na casa: a chegada de Domingos, irmão de Fernando, que é lavrador numa aldeia perto de Lamego, e que decide finalmente visitar o irmão ao fim de vinte anos.
Todos acabam por concordar que a história da família tem dois períodos: antes e depois da reforma de Fernando.
O desenrolar dos acontecimentos pulsa ao ritmo dos amores e... humores. Teremos amores adolescentes, problemas de crianças, relações marcadas pelo ritmo das carreiras profissionais, conflitos do dia a dia de um casal em ruptura devido à paixão pelo trabalho...e não só…
2001 - "Um estranho em casa", sitcom RTP1, de Manuel Amaro da Costa, personagem Laura
Autoria
Isabel Medina e Abel Neves
Realização
Manuel Amaro da Costa, Nuno Vieira
Direcção fotografia
Mário Bastos
Actores principais
Rui Mendes, Helena Isabel

Comentários

Popular Posts