O Bosque


O Bosque
(The Woods)
Autor: David Mamet



Cenógrafo: João Mendes Ribeiro
Figurinista: Maria GonzagaLuz: João Lourenço, Melim Teixeira
Encenação: João Lopes
Interpretação: Ricardo Trepa, Sofia Aparício
Sinopse: Ruth e Nick estão numa cabana, junto a um lago. O lugar tem qualquer coisa de paraíso perdido, longe da cidade, do seu bulício e também das suas hipocrisias. Parece ser o espaço ideal para o par reencontrar o seu equilíbrio, porventura para consolidar o seu futuro.Mas porque é que Nick se fecha nas suas memórias delirantes sobre o pai e o seu amigo que via marcianos? E Ruth, quando evoca as histórias mágicas da sua avó, será que ainda acredita em alguma forma de redenção?Em poucas horas, do cair da noite até à manhã seguinte, Ruth e Nick vão protagonizar um combate de emoções em que tudo parece estar em causa, desde o simples objectivo daquele encontro até à possibilidade do seu amor. Será que algum deles vai ganhar? Ou será que se trata de compreender que nenhum deles pode vencer?
Escrita em 1979, O Bosque é a oitava peça do autor e realizador americano David Mamet (1947) de quem o Teatro Aberto já apresentou Oleanna (1994).

"O bosque", de David Mamet, vai estrear, na próxima semana, no Teatro Aberto, em Lisboa, com encenação do crítico de cinema João Lopes. Sofia Aparício e Ricardo Trêpa são os actores que dão vida às duas personagens da peça: Ruth e Nick.
"Acho que são personagens eminentemente universais, quanto mais não seja porque a crise dos casais é um tema universal e que encontramos nas ficções de todas as origens e de todas as culturas", disse, à Lusa, João Lopes sobre a peça escolhida.
"É um texto de uma complexidade que nos desafia todos os dias", continuou.
Por serem universais, não quer dizer que as personagens sejam iguais a toda a gente. Na opinião de João Lopes, "são diferentes e são as suas diferenças que os tornam tão interessantes".
Ruth e Nick estão numa casa de campo, junto a um lago. Parece o lugar ideal para o casal reencontrar o seu equilíbrio, mas em poucas horas vão protagonizar um combate de emoções.
No espectáculo, que vai durar cerca de 90 minutos, tudo se passa em três cenas, do cair da tarde à manhã seguinte.
"O bosque" é uma peça da primeira fase da carreira de David Mamet, estreada em Chicago em 1977, com encenação do próprio autor.
A estreia está prevista para 21 de Dezembro.

Comentários

Popular Posts